Projetos e arquivos Teallie Deallie

quarta-feira, 18 de novembro de 2020

PEÇAS, ÓPERAS, OPERETAS, BALÉS E MUSICAIS

Sonho de Uma Noite de Verão (William Shakespeare) 
Sonho de uma Noite de Verão (no original: A Midsummer Night's Dream) é uma peça teatral da autoria de William Shakespeare, uma comédia escrita em meados da década de 1590.







Coppélia (Léo Delibes) 
Coppélia é um balé cômico em dois atos e três cenas, coreografia original de Arthur Saint-Léon com música composta por Léo Delibes. O libreto de Charles Nuitter. Baseia-se num conto fantástico de E.T.A. Hoffmann intitulado "Der Sandmann" ("O homem da areia") publicado em 1815.










Lohengrin (Richard Wagner)
Lohengrin é uma ópera romântica em três atos de Richard Wagner, que também foi responsável pelo libreto. 






Carmina Burana (Carl Orff)
Carmina Burana é uma cantata cênica composta por Carl Orff em 1935-1936 e estreada em 8 de junho de 1937 na Alte Oper de Frankfurt, sob direção de Bertil Wetzelsberger. O título completo, em latim, é "Carmina Burana: Cantiones profanæ, cantoribus et choris cantandæ, comitantibus instrumentis atque imaginibus magicis", que se pode traduzir como «Poemas cantados de Beuern: Cantos profanos, para cantores solistas e coros, com acompanhamento instrumental e imagens mágicas».







As Quatro estações (Antonio Vivaldi)
Le quattro stagioni, conhecidos em português como As Quatro Estações, são quatro concertos para violino e orquestra do compositor italiano Antonio Vivaldi, compostos em 1723 e parte de uma série de doze publicados em Amsterdã em 1725, intitulada Il cimento dell'armonia e dell'inventione.







Rigoletto (Giuseppe Verdi)
Rigoletto é uma ópera em três atos do compositor italiano Giuseppe Verdi, com libreto de Francesco Maria Piave. Estreou no teatro La Fenice de Veneza em 11 de março de 1851. Ópera inspirada na peça de teatro Le roi s'amuse de Victor Hugo. 





Trilogia Fígaro (Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais)
Parte 1 ; Il barbiere di Siviglia, Alma Viva o sia l'inutile precauzione (O barbeiro de Sevilha, Alma Viva ou a inútil precaução) é uma ópera-bufa em dois atos do compositor italiano Gioachino Rossini, com um libreto de Cesare Sterbini, baseado na comédia Le Barbier de Séville, do dramaturgo francês Pierre Beaumarchais. É a primeira parte da trilogia Fígaro.

Parte 2 ; Le nozze di Figaro (em português As bodas de Fígaro) é uma ópera-bufa em quatro atos composta por Wolfgang Amadeus Mozart, sobre libreto de Lorenzo da Ponte, com base na peça homônima de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais (Le Mariage de Figaro). É a segunda parte da trilogia Fígaro.

Parte 3 ; "A Mãe Culpada" é um drama em cinco atos de Pierre-Augustin Caron de Beaumarchais , concluído em 1792 . O primeiro, 06 de junho de 1792, é um fracasso, mas a retomada no Théâtre de la rue Feydeau , 05 de maio de 1797, prova ser um grande sucesso.
Representa a terceira parte da trilogia Fígaro, após O Barbeiro de Sevilha (1775) e As Bodas de Fígaro (1778).
Foi adaptado em uma ópera de Darius Milhaud , The Guilty Mother (1966).





Lakmé (Léo Delibes)
Lakmé é uma ópera em três atos de Léo Delibes, que estreou em 14 de abril de 1883, em Paris. A ópera passa-se na Índia, durante o período do domínio Britânico.




A Flauta Mágica (Wolfgang Amadeus Mozart)
A Flauta Mágica é uma ópera em dois atos de Wolfgang Amadeus Mozart, com libreto alemão de Emanuel Schikaneder. Estreou no Theater auf der Wieden em Viena, no dia 30 de setembro de 1791. 




Aïda (Giuseppe Verdi)
Aïda é uma ópera em quatro atos, com música de Giuseppe Verdi e libreto de Antonio Ghislanzoni. Sua estreia mundial aconteceu na Casa da Ópera, no Cairo, em 24 de dezembro de 1871.




Os Ostrobótnios (Leevi Madetoja) 
Os Ostrobótnios (em finlandês : Pohjalaisia ; em inglês : The Ostrobothnians), é uma ópera verismo em três atos do compositor finlandês Leevi Madetoja , que escreveu a peça entre 1917 e 1924. A história, variadamente cômica e trágica, se passa por volta de 1850 na histórica província finlandesa de Ostrobótnia e apresenta como seu conflito central a relação deteriorada entre a comunidade agrícola e seu xerife opressor. 





A Mandrágora (Nicolau Maquiavel) 
Considerada uma obra-prima do Renascimento italiano. Composta de um prólogo e cinco atos, é uma sátira poderosa à corrupção da sociedade italiana da época. O título da peça faz referência à mandrágora, uma planta a cujas raízes são atribuídas propriedades afrodisíacas. Acreditava-se que a obra havia sido escrita em 1518, mas estudos recentes apontam que ela pode ter sido escrita quatro anos antes. Foi publicada pela primeira vez em 1524.




O Lago dos Cisnes (Piotr Ilitch Tchaikovsky) 
É um balé dramático em quatro atos do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky e com o libreto de Vladimir Begitchev e Vasily Geltzer.




As Ruínas de Atenas (Ludwig van Beethoven)
As Ruínas de Atenas (no original, em alemão: Die Ruinen von Athen) Opus 113, é um conjunto de peças incidentais escritas em 1811 por Ludwig van Beethoven. A música foi escrita para acompanhar a peça de mesmo nome por August von Kotzebue, para a dedicação de um novo teatro em Pest.
Talvez a parte mais conhecida da composição seja a "Marcia alla turca", o 4º movimento da peça. Na América Latina, este movimento ficou conhecido na versão de Jean-Jacques Perrey (que a intitulou "The Elephant never Forgets") já que foi usada como tema de abertura da bem-sucedida comédia de TV mexicana El Chavo del Ocho (Chaves, no Brasil). 
A abertura e a marcha turca são frequentemente realizadas separadamente, e as outras peças deste conjunto não são ouvidas com frequência.




A Bela Adormecida (Piotr Ilitch Tchaikovsky)
A Bela Adormecida é um balé de um prólogo e três atos do compositor russo Piotr Ilitch Tchaikovsky, o libreto de Marius Petipa e Ivan Vsevolojsky, e coreografia de Marius Petipa baseado no contos de fadas do escritor francês Charles Perrault. Sua estreia ocorreu no Teatro Mariinski em São Petersburgo no dia 5 de Janeiro de 1890. Tchaikovsky a escreveu no período do ano de 1888 a 1889.




A Donzela da Neve (Nikolai Rimsky-Korsakov)
A Donzela da Neve  - Um Conto de Fadas de Primavera (subtítulo: A Spring Fairy Tale) (Russo: Снегурочка – весенняя сказка , tr. Snegúrochka – vesénnyaya skázka.
É uma ópera em quatro atos com um prólogo feito por Nikolai Rimsky-Korsakov , 1880, composto –1881. O libreto russo, pelo compositor, é baseado na peça de mesmo nome de Alexander Ostrovsky (que estreou em 1873 com música incidental de Tchaikovsky). 






Madama Butterfly (Giacomo Puccini)
Madama Butterfly é uma ópera em três atos (originalmente em dois atos) de Giacomo Puccini, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, baseada no drama de David Belasco, o qual por sua vez se baseia numa história escrita pelo advogado norte-americano John Luther Long. Estreou no Teatro alla Scala de Milão a 17 de fevereiro de 1904. É sobre um tenente da marinha que se apaixona por uma gueixa.







Cantando na Chuva (Betty Comden e Adolph Green)
Cantando na Chuva (Singin' in the Rain, em inglês) é um musical de palco com história de Betty Comden e Adolph Green, letra de Arthur Freed e música de Nacio Herb Brown. Adaptado do filme de 1952 de mesmo nome, o enredo segue de perto o original. 






O Anel do Nibelungo (Richard Wagner) 
Der Ring des Nibelungen (O Anel do Nibelungo) é um ciclo de quatro óperas épicas do compositor alemão Richard Wagner. Elas são adaptações dos personagens mitológicos das sagas nórdicas e do Nibelungenlied.
Wagner escreveu o libreto e a música por cerca de vinte e seis anos, de 1848 a 1874. Entretanto, ele não se dedicou exclusivamente a isso durante esse período. Os dramas musicais que compõem o ciclo do anel são, em ordem cronológica do enredo: Das Rheingold (O Ouro do Reno), Die Walküre (A Valquíria), Siegfried e Götterdämmerung (O Crepúsculo dos Deuses). Apesar delas serem apresentadas como obras individuais, a intenção de Wagner era apresentá-las em série.






A Viúva Alegre (Franz Lehár) 
A Viúva Alegre (alemão: Die lustige Witwe) é uma opereta do compositor austro-húngaro Franz Lehár. Os libretistas, Viktor Léon e Leo Stein, basearam a história - sobre uma viúva rica e a tentativa de seus conterrâneos de manter seu dinheiro no principado encontrando o marido certo para ela - em uma peça de comédia de 1861, L'attaché d'ambassade (O Adido da Embaixada) por Henri Meilhac. 






O Corsário (Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges) 
O Corsário (Le Corsaire, em francês) é um balé tipicamente apresentado em três atos, com um libreto originalmente criado por Jules-Henri Vernoy de Saint-Georges vagamente baseado no poema "O Corsário" de Lord Byron. Originalmente coreografado por Joseph Mazilier para a música de Adolphe Adam, foi apresentado pela primeira vez pelo balé do Théâtre Impérial de l'Opéra em Paris em 23 de janeiro de 1856. Todas as produções modernas de "Le Corsaire" são derivadas dos revivals encenados pelo Balé Master Marius Petipa para o Balé Imperial de São Petersburgo em meados do século XIX.







Pelléas e Mélisande (Maurice Maeterlinck) 
Peleás e Melisanda (em francês: Pelléas et Mélisande) é uma peça de teatro simbolista de Maurice Maeterlinck sobre o amor proibido e amaldiçoado dos personagens do título. Foi publicada e encenada pela primeira vez em 1893. A obra ganhou grande popularidade e serviu de libreto a uma ópera com o mesmo título do compositor Claude Debussy. 







Cats (Andrew Lloyd Webber) 
Cats é um musical composto por Andrew Lloyd Webber que teve sua estreia em Londres em 1981, mas que se consagrou por dezoito anos em cartaz na Broadway. Para realizar esse espetáculo, Lloyd musicou uma série de poemas de T. S. Eliot sobre gatos, onde Memory foi a música de maior sucesso.
No musical, os gatos jellicle, palavra que só eles sabem o seu significado, se reúnem uma vez ao ano para que seu líder escolha um e apenas um deles para ir a um lugar melhor.







A Sonâmbula (Vincenzo Bellini) 
Em italiano; La sonnambula, é uma ópera semisséria de dois atos com música de Vincenzo Bellini em um libreto de Felice Romani.
O libreto é retirado de La Somnambule, um vaudeville de Eugène Scribe (1819) que já havia sido adaptado por ele para o balé-pantomima homônimo criado por Jean-Pierre Aumer em 1827 e intitulado The Arrival of a New Lord.
Atos desenvolvem-se em uma aldeia dos Alpes suíços. Época não definida.







Porgy e Bess (George Gershwin) 
Porgy e Bess é uma ópera do compositor americano George Gershwin, com libreto de DuBose Heyward, e letras de Heyward e Ira Gershwin, executada pela primeira vez em 1935. Teve como base o romance Porgy, do mesmo DuBose Heyward, e a peça posterior de mesmo nome, que ele escreveu juntamente com sua esposa, Dorothy Heyward. Seu libreto conta a história de Porgy, um mendigo deficiente físico que vive nas favelas de Charleston, Carolina do Sul. Fala sobre sua tentativa de resgatar sua amada Bess das garras de Crown, seu amante violento e possessivo, e Sportin' Life, o traficante."Summertime" é a canção mais conhecida de Porgy and Bess; outros trechos populares que foram gravados e lançados frequentemente no formato de canção são "It Ain't Necessarily So", "Bess, You Is My Woman Now", "I Loves You Porgy" e "I Got Plenty o' Nuttin'". A ópera é admirada pela síntese inovadora de Gershwin das técnicas orquestrais europeias com os idiomas do jazz e da música folk.







O Quebra-Nozes (Piotr Ilitch Tchaikovsky) 
O Quebra-Nozes, é um dos três balés compostos por Piotr Ilitch Tchaikovsky. Foi estreado em 18 de dezembro de 1892 no Teatro Mariinski, em São Petersburgo, a capital da Rússia imperial. Baseia-se na versão de Alexandre Dumas, pai, de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, O Quebra-Nozes e o Rei dos Camundongos (BR) ou O Quebra-Nozes e o Rei dos Ratos (PT). Devido à sua temática, é tradicionalmente encenado na época natalícia.
Coreografia Original: Lev Ivanov (Baseado em uma adaptação de Marius Petipa da História de E. T. A. Hoffmann).







O Fantasma da Ópera (Andrew Lloyd Webber) 
The Phantom of the Opera (em inglês) é um musical composto e coescrito por Andrew Lloyd Webber, baseado no romance homônimo de Gaston Leroux. As músicas foram compostas por Andrew Lloyd Webber, com letras de Charles Hart e letras adicionais por Richard Stilgoe. O musical narra a história de uma bela soprano, Christine Daaé, que passa a ser a misteriosa obsessão de um gênio musical conhecido como "O Fantasma da Ópera", já que ninguém o vê nem sabe quem é. 







Peer Gynt (Henrik Ibsen, Edvard Grieg) 
Peer Gynt é uma peça teatral em 5 atos, escrita em versos pelo dramaturgo norueguês Henrik Ibsen, e publicada em 14 de novembro de 1867, em Copenhague. A primeira representação da peça Peer Gynt foi feita dez anos após ser publicado, no Christiania Theater, localizado em Oslo, em 24 de fevereiro de 1876. Esta apresentação foi musicada por Edvard Grieg. Ao invés de criar uma ópera, Edvard Grieg, optou por criar uma música de cena para acompanhar a peça de teatro baseada no livro de Ibsen. Tal tarefa demorou anos para ser concluída. A princípio, tratava-se de 23 peças que seriam a “trilha sonora”. Tempos depois, Grieg escolheu trechos favoritos e os reorganizou sob a forma de duas suítes.
ENREDO:
Peer Gynt, filho único da pobre viúva Aase, era conhecido na sua aldeia como um contador de histórias. A lenda diz que costumava caçar veados nos cumes mais perigosos da montanha, juntamente com demônios, (Trolls), e outras figuras mágicas que conhecia das histórias que contava e que um dia anunciou que seria famoso.








Cyrano de Bergerac (Edmond Rostand) 
Cyrano de Bergerac é uma peça de teatro escrita em 1897 por Edmond Rostand, baseada na vida de Hector Savinien de Cyrano de Bergerac, escritor francês. A peça inteira é escrita em forma de poema, com pares de versos rimados. Os primeiros quatro atos passam-se em 1640, e o quinto é em 1655.
Cyrano de Bergerac é um herói romântico, que combate a covardia, a estupidez e a mentira. Ele amava a Madeleine Robin (Roxana), uma rapariga inteligente, mas um tanto pedante, que gosta de ser cortejada com palavras bonitas e originais.







O Despertar de Flora (Marius Petipa) 
Le Réveil de Flore (em francês), (em russo «Пробуждение Флоры», Probuzhdenie Flory).
O Despertar de Flora (1894) é um balé anacreôntico de um ato, com coreografia de Marius Petipa (1818-1910) e música de Riccardo Drigo (1846-1930). O libreto é de Marius Petipa (1818-1910) e Lev Ivanov (1834-1901) inspirado no mito greco-romano de Flora, a deusa das flores. De acordo com a Marius Petipa Society, a coreografia tem sido creditada também a Lev Ivanov (1834-1901) por causa de um erro de impressão no programa original da obra, mas não é verdade, a coreografia foi criada apenas pelo Marius Petipa (1818-1910).
Diana, a deusa da noite, guarda o sono de Flora, deusa das flores, e suas ninfas. Assim que o dia amanhece, ela se esconde entre as nuvens. Repentinamente, Áquilo, deus dos ventos, aparece e traz uma tempestade. As ninfas acordam e se refugiam entre as folhas. O orvalho frio deixa Flora desesperada e ela implora ajuda à Aurora, que a conforta: ela está sendo seguida por Apolo, deus do dia, que acabará com seu sofrimento.







Tannhäuser e o torneio de trovadores de Wartburg (Richard Wagner) 
Tannhäuser und der Sängerkrieg aus Wartburg (em alemão), é uma ópera em três atos com a música de Richard Wagner, e com o libreto do próprio compositor. Estreou no ano de 1845 no Königliches Hoftheater, na cidade Dresden, na Alemanha, e tinha como título original "Der Venusberg" (A Caverna de Vênus).
Tannhäuser, de Wagner: o conflito romântico entre o idealismo e a subjetividade
Tannhäuser (também conhecido como O Concurso de Canto de Wartburg). O Dilema ainda atual, entre o amor profano, carnal e o amor casto associado ao casamento, é uma questão central. Na abertura do Tannhäuser, Wagner conta toda a ópera, apresentando os seus vários motivos musicais, numa cadência cinematográfica de banda sonora colossal.
A ação decorre ao pé de Wartburg, terra de grandes cavaleiros trovadores, onde se realizavam pacíficos concursos de canto, no século XIII.
Reza a lenda que ao pé de Wartburg existia o monte de Vênus onde a bela deusa atraía e mantinha cativos no puro deleite, os cavaleiros trovadores. 







O Holandês Voador (Richard Wagner)
Der fliegende Holländer (em alemão), também conhecida como O Navio Fantasma,
é uma ópera em três atos de Richard Wagner. Estreou no ano de 1843 no Königliches Hoftheater de Dresden.
Ambientada em uma aldeia pesqueira da Noruega, conta a história de um navegador holandês que é punido por Deus por blasfemar contra seu nome, perdendo-se de sua pátria para sempre, a menos que surja em sua vida uma mulher que lhe seja plenamente fiel. Ao atracar no porto, o holandês ancora sua nau ao lado a de Daland, outro navegador. O holandês oferece a enorme riqueza em ouro e joias que carrega em sua nau a Daland em troca da mão de Senta, sua filha. Senta já conhecera previamente a história do "Holandês Voador", mas é cortejada pelo caçador Erik, que se enciuma todas as vezes em que ela faz qualquer referência ao "Holandês Voador", seja observando insistentemente seu retrato, seja cantando a "Balada do Holandês" - esta, uma das árias mais célebres da ópera.







Don Giovanni (Wolfgang Amadeus Mozart) 
Il dissoluto punito, ossia il Don Giovanni, em italiano, (O libertino punido, ou o Don Giovanni), é uma ópera em dois atos com música do compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e libreto do autor italiano Lorenzo Da Ponte. Sua primeira apresentação foi realizada em Praga, no Teatro di Praga, especializado em ópera italiana (atualmente chamado de Teatro dos Nobres), em 29 de outubro de 1787.
A história começa nas ruas da Sevilha, Espanha, século XVIII. Leporello, um criado, espera do lado de fora da casa do velho Commendatore enquanto o seu patrão, Don Giovanni, está no interior. Como sempre, Don Giovanni tenta seduzir uma mulher: Donna Anna, filha do Commendatore. Leporello odeia o trabalho que faz; está cansado de encobrir a reputação de Don Giovanni, um cruel conquistador de mulheres, e está determinado a demitir-se e viver sua vida como um senhor.
De repente, Donna Anna sai a correr de casa, perseguida pelo apaixonado Don Giovanni, disfarçado. Ela grita e corre, acordando o pai, o Commendatore, que duela e ataca Don Giovanni, que por sua vez mata o velho. Don Giovanni e Leporello fogem da cena do crime. Donna Anna retorna com seu noivo, Don Ottavio. Ela descobre o corpo do pai, mas não sabe quem o matou. Ottavio jura que vai encontrar o responsável.
Mais tarde, Leporello diz a Don Giovanni que quer deixar o seu trabalho, mas Don Giovanni nega-se a deixá-lo ir. Donna Elvira entra na praça da cidade, magoada e desesperada para encontrar o homem que a seduziu e abandonou. O culpado, é claro, é Don Giovanni. A princípio, ele não reconhece Elvira, vendo-a apenas como uma adorável donzela em perigo. Empolgado em cortejá-la, Don Giovanni aproxima-se para lhe oferecer assistência. Ela reconhece-o e acusa-o de a enganar com falsas promessas de casamento. Ele foge, deixando Leporello para dar explicações. Leporello informa Elvira que ela é apenas uma das milhares de mulheres que Don Giovanni seduziu e prossegue lendo a longa lista das conquistas do nobre, Europa e Médio Oriente fora. Elvira jura vingar-se.















Os Puritanos (Vincenzo Bellini)
Em italiano, I puritani ei cavalieri (Os puritanos e os cavaleiros), mais conhecido com o título curto I puritani, é uma ópera séria em três atos de Vincenzo Bellini com libreto de Carlo Pepoli, baseada no drama histórico de Jacques-François Ancelot e Joseph Xavier Boniface (conhecido como Saintine), Têtes rondes et Cavaliers.
Estreou-se no Théâtre de la comédie italienne em Paris em 24 de janeiro de 1835, com um resultado triunfal.
A ação se passa perto de Plymouth, na Inglaterra, no século XVII, na época de Oliver Cromwell.
A história de amor está entrelaçada com o embate político entre os puritanos e os Stuarts após a decapitação do rei Carlos I.







Don Pasquale (Gaetano Donizetti)
Don Pasquale é uma ópera-bufa em três atos de Gaetano Donizetti, com libreto de Giovanni Ruffini. 
Don Pasquale é um velho celibatário, rico, polido e bondoso. Quer que seu sobrinho Ernesto se case com uma jovem que ele goste, mas ele ama Norina, uma bela e pobre jovem, que depende do dinheiro do tio. Don Pasquale diz que se Ernesto não se casar com quem ele quer, ele o deserda e o próprio Don Pasquale vai procurar uma noiva para si próprio. O Dr. Malatesta, amigo e servidor de Don Pasquale, consegue-lhe uma noiva: a irmã de Malatesta. Na casa de Norina, Malatesta diz que vai ajudá-la no casamento de Ernesto, mas deverá seguir suas ordens, sendo a primeira tornar-se a noiva prometida para Don Pasquale. Deve fingir que não tem defeito algum, e começam a discutir como proceder.







Manon (Jules Massenet) 
É uma ópera cômica em cinco atos de Jules Massenet, com libreto de Henri Meilhac e Philippe Gille, baseado em L'histoire du Chevalier des Grieux et de Manon Lescaut, do Abade Prévost (1731).
Foi apresentada pela primera vez na Opéra Comique de Paris, em 19 de janeiro de 1884.
Dentre as mais notáveis intérpretes do papel-título, destacaram-se Bidu Sayão, Victoria de Los Angeles, Beverly Sills, Renée Fleming, Anna Netrebko, e Natalie Dessay.







Manon Lescaut (Giacomo Puccini) 
Manon Lescaut é uma ópera em quatro atos de Giacomo Puccini, com libreto em italiano baseado na novela do Abade Prévost, L'Histoire du Chevalier des Grieux et de Manon Lescaut (1731). Estreou em 1 de fevereiro de 1893, no Teatro Regio de Turim.
Manon Lescaut é uma obra muito moderna, caracterizada pela riqueza de suas sutilezas harmônicas e pela ousadia de suas inusitadas combinações instrumentais. 







Eli (Walter Steffens) 
Eli, op.7, é uma ópera em três atos com música de Walter Steffens e libreto baseado em uma peça de Nelly Sachs. A estreia mundial foi em 1967 no Opernhaus Dortmund.
Eli foi uma encomenda da cidade de Dortmund como a primeira estreia mundial a ser apresentada no novo Opernhaus Dortmund, inaugurado em 1966. O compositor escreveu o libreto para a ópera em três atos (12 cenas) baseado em uma peça de mistério de 1943 de Nelly Sachs . Sua peça foi inicialmente intitulada Eli: Ein Legendenspiel vom Leiden Israels (Eli: Uma peça de mistério dos sofrimentos de Israel), posteriormente alterada para Eli: Ein Mysterienspiel. É ambientado em um vilarejo polonês logo após a Segunda Guerra Mundial, onde um menino judeu, Eli, foi morto por um soldado alemão durante um pogrom, e é lembrado de várias maneiras. 







Hunyadi László (Ferenc Erkel)
É uma ópera em três atos do compositor húngaro Ferenc Erkel. O libreto, de Béni Egressy, é baseado numa peça de Lőrinc Tóth. A ópera foi apresentada pela primeira vez no Pesti Nemzeti Magyar Szinház, Budapeste, em 27 de janeiro de 1844. Hunyadi László é considerada a primeira ópera húngara importante e o estilo musical de Erkel baseia-se em influências folclóricas, particularmente a dança conhecida como verbunkos.







Falstaff (Giuseppe Verdi) 
Falstaff é uma ópera cômica de Giuseppe Verdi, inspirada na adaptação por Arrigo Boito de The Merry Wives of Windsor (As alegres comadres de Windsor) e Henry IV (Henrique IV) partes I e II, de William Shakespeare. Assim, como em Otello, Falstaff apresenta um libreto que, além de se basear no texto de Shakespeare, respeita e dialoga com as características desse grande dramaturgo.
Por ser uma ópera onde breves temas predominam ao invés de grandiosas melodias, Verdi continua mantendo sua produção com um alto grau de elegância e inovação. 







As Alegres Comadres de Windsor (William Shakespeare) 
The Merry Wives of Windsor (conhecido em português como As Alegres Comadres de Windsor, ou ainda Mulheres Patuscas de Windsor) é uma peça teatral do autor inglês William Shakespeare, uma comédia publicada em 1602.
Há histórias de que a Rainha Isabel pediu que Shakespeare escrevesse sobre os romances de Falstaff, célebre personagem shakesperiano. Conta-se que o autor escreveu a peça em 15 dias, tanto era o desejo da Rainha. Baseia-se nos costumes da classe média provinciana da época, diferindo-se dos cenários costumeiros do escritor.







Sir John Oldcastle (William Shakespeare) 
Sir John Oldcastle é uma peça do teatro elisabetano sobre John Oldcastle, um controverso lolardo que, para os contemporâneos de William Shakespeare, era visto como um mártir proto-protestantista. A peça foi publicada originalmente anônima em 1600, impressa por Valentim Simmes para o livreiro Thomas Pavier.







As Alegres Comadres de Windsor (Otto Nicolai) 
As Alegres Comadres de Windsor (em alemão: Die lustigen Weiber von Windsor ) é um Singspiel em três atos de Otto Nicolai com libreto alemão de Salomon Hermann Mosenthal baseada na peça As Alegres Comadres de Windsor de William Shakespeare.
Otto Nicolai compôs a música de 1845 a 1849. Ele já havia alcançado grande sucesso com algumas óperas italianas, mas esta ópera se tornaria sua obra-prima na língua alemã. 







Na Cabeça do Javali (Gustav Holst) 
At the Boar's Head (em inglês), é uma ópera em um ato do compositor inglês Gustav Holst. O próprio Holst descreveu a obra como "Um interlúdio musical em um ato". O libreto, do próprio compositor, é baseado em Henrique IV, Parte 1 e Henrique IV, Parte 2, de Shakespeare.







Sir John Apaixonado (Ralph Vaughan Williams) 
Sir John in Love (em inglês), é uma ópera em quatro atos do compositor inglês Ralph Vaughan Williams. O libreto, do próprio compositor, é baseado em As Alegres Comadres de Windsor, de Shakespeare, e complementado com textos de Philip Sidney, Thomas Middleton, Ben Jonson e Beaumont e Fletcher. A música emprega melodias folclóricas inglesas, incluindo " Greensleeves ". Originalmente intitulada The Fat Knight (O Cavaleiro Gordo), a ópera estreou no Parry Opera Theatre, Royal College of Music., Londres, em 21 de março de 1929. Sua primeira apresentação profissional foi em 9 de abril de 1946 no Sadler's Wells Theatre.







Henrique VIII (William Shakespeare) 
É uma peça histórica colaborativa, escrita por William Shakespeare e John Fletcher, baseada na vida de Henrique VIII. Um título alternativo, All Is True, está registrado em documentos contemporâneos, com o título Henry VIII não aparecendo até a publicação da peça no First Folio de 1623. Também é um tanto característico dos romances tardios em sua estrutura. É conhecido por ter mais direções de palco do que qualquer outra peça de Shakespeare. 







Antônio e Cleópatra (William Shakespeare) 
Antony and Cleopatra (The Tragedy of Antony and Cleopatra, no original em inglês; em português: A tragédia de Antônio e Cleópatra) é uma peça de teatro escrita por William Shakespeare, dramaturgo inglês, que pertence ao gênero da tragédia histórica ou épica.
Os cinco atos de Marco Antônio e Cleópatra são repletos de intrigas políticas mescladas a fervorosas declarações de amor, onde está presente toda linguagem monumental de Shakespeare.
Produzida em 1607 – já quando a obra do autor inglês estava em uma fase plena e madura –, esta tragédia tem como tema a relação entre o militar romano Marco Antônio e Cleópatra, a célebre rainha do Egito.







Zampa (Ferdinand Hérold)
Zampa, ou La fiancée de marbre (Zampa, ou a Noiva de Mármore, em português) é uma ópera cômica em três atos do compositor francês Ferdinand Hérold, com libreto de Mélesville. A abertura para a ópera é uma das obras mais famosas de Hérold e é um marco do repertório orquestral.







Candide (Leonard Bernstein)
Candide é uma opereta composta por Leonard Bernstein, baseada no romance homônimo de Voltaire, e com o libretto escrito por Lillian Hellman. A estreia de Candide foi em 1956, mas em 1974 foi apresentada novamente, com um novo libretto, de Hugh Wheeler. Outras pessoas que contribuíram com o texto foram: John Latouche, Dorothy Parker, Lillian Hellman, Stephen Sondheim e o próprio Bernstein. Hershy Kay, John Mauceri e Maurice Peress contribuíram para a orquestração.