Teleférico (Cable car)
Teleférico refere-se a qualquer transporte aéreo por cabo, de pessoas ou materiais, utilizando um cabo, ou cabos, para a sustentação e a tracção. Esses cabos podem ser fixos, sobre os quais se deslocam os rodados das suspensões pertencentes às cabinas, ou podem ser postos em movimentos a partir de estações terminais.
É um meio de transporte público tradicional em grandes cidades da Europa como Varsóvia, Basileia, Zurique, Helsinque, Lisboa e Porto, ou das Américas, como São Francisco, Rio de Janeiro e Toronto. Movimenta-se sobre carris (trilhos) que, em geral, encontram-se instalados nas partes mais antigas das cidades, uma vez que a sua implantação data, também em geral, da segunda metade do século XIX. Destinado sobretudo ao transporte de passageiros, atualmente constitui-se em um meio de transporte rápido, já que, geralmente, tem prioridade sobre os demais meios de transporte.
É um sistema de transporte que utiliza o mesmo material rodante que o tranvia, mas que opera numa plataforma segregada do resto do tráfego, com vias reservadas, direito de passagem prioritária nos pontos de interseção e, em alguns casos, túneis no centro da cidade de características similares as de um caminho de ferro convencional.
É um trem muito rápido, com um formato acentuado, mais usado especialmente no Japão.
É uma locomotiva propulsionada por um motor a vapor que compõe-se de três partes principais: a caldeira, produzindo o vapor usando a energia do combustível, a máquina térmica, transformando a energia do vapor em trabalho mecânico e a carroçaria, carregando a construção.
Conhecida popularmente por carrinho de mina, é um veículo de transporte de ouro, prata, carvão, pedra, etc dentro de uma mina.
É um tipo de transporte público de alta capacidade geralmente encontrado em áreas urbanas. Ao contrário de ônibus ou bondes, os metrôs são ferrovias elétricas que operam em uma via de passagem exclusiva, que não pode ser acessada por pedestres ou outros veículos de qualquer espécie e que geralmente é separada em túneis ou em vias férreas elevadas.
Designa tradicionalmente um veículo ferroviário constituído por um posto de condução a cada extremidade da unidade de material rolante único, e movida por um motor térmico, geralmente diesel ou elétrico. Outra característica das automotoras é a de serem um conjunto indeformável, isto é, uma unidade de material rolante que normalmente não se separa, relativamente pequena - entre 8 e 20 metros de comprimento - e unicamente destinado ao transporte de passageiros. No entanto, em alguns casos especiais, uma automotora pode circular com uma unidade extra.
As locomotivas diesel constituem-se na realidade em verdadeiras usinas de energia volante. Dispõem de um motor diesel que funciona pela compressão de ar em câmaras denominadas cilindros. Quando o ar é comprimido, a sua temperatura aumenta. O calor resultante inflama o combustível injetado no cilindro. A energia produzida neste processo transmite-se às rodas que movem a locomotiva.